quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Explicando religião

Ainda nessa serie sobre Exu irei contar(talvez recontar,já que não me lembro)a historia de quando eu expliquei pra uma secretaria sobre religião


Essa historia é da época que estudava na área da informática,havia uma senhora que me via com livro psicografado,eu não ocultei nada encarei o que sabia,por experiencia,acabaria por virar piada.Expliquei com calma e sem agressividade alguns fatos,mas,mesmo não querendo converter ninguem,devido ao gosto pra falar do assunto acabava que as vezes era eu quem puxava o assunto


Tive de explicar fatos básicos aquela mulher que,sem pesquisar nada,apenas acreditava em boatos vagos ou simplesmente tomava como verdade o que adivinhava.Expliquei que espiritismo,candomblé e umbanda não são a mesma coisa,cidades astrais,filosofia e rituais das religiões,etc...


Ela era a única do grupo que trabalhava naquele lugar que não era destas religiões.Teve uma certa vez em que ela tentou esculachar o assunto "saída do corpo" com uma amiga que sabia ser evangélica e trabalhava lá,ela toda sorridente e pretenciosa falou bem na minha frente "sabe esse assunto saída do corpo ao dormir?Por acaso já saiu?",pra surpresa dela a amiga evangélica confirmou que já havia ocorrido algumas vezes.Admito que tive certa dificuldade de aquentar rir daquela tentativa covarde de ganhar uma conversa


Ela própria não sabia dizer se era católica ou evangélica,provavelmente por não conhecer as doutrinas dessas religiões,mas pra se negar a acreditar nas coisas que falava ela era clara.Ela era apenas alguém que não tinha religião,mas que tinha preconceito


Teve um dia que ela me perguntou "é verdade que vocês adoram o demônio?",me surpreendi com a pergunta extremamente besta,mas levando em conta que ela não tinha base nenhuma neguei e expliquei pra ela os fatores que levaram a essa historia.Compreendi aquele dia que esse era o nível das pessoas no geral e qual era a diferença,o preconceito criado no desconhecido somado com a distorção de fatos


Pouco antes de terminar meus estudos falei com ela,"só pra saber...as conversas sobre religião que tivemos eram o que esperava?",perguntei tateando,"acho que não sabia muito sobre a sua religião",disse ela meio sem graça e tentando não me olhar,"também acho que você não sabia muito",disse eu contendo como podia a alegria de ter diminuído o pré-conceito de alguém


Pode ser difícil mudar a sociedade,mas se não fizermos nada tudo vai continuar igual.Uma pessoa por vez é que dá pra fazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário