sexta-feira, 26 de junho de 2026

Analisando ficção: Hulk


É sexta da piada


Por que o Hulk desce da arvore?

Ele esta muito verde


Muita gente já viu o personagem Hulk em filmes,mas não sabe mais do que o básico,de que é um cientista,Baner,que se fica irritado cresce tanto que as roupas rasgam.Mas conversando com um amigo nerd de quadrinhos peguei conteúdo interessante pra trazer aqui

O personagem dos quadrinhos é baseado na obra "o medico e o monstro",aquela na qual dr. Jack,um cientista,toma em medicamento que criou,mas isso rende a saída de uma parte de si,de sua personalidade,algo obscuro e oculto,o senhor Hyde(significa oculto)

A obra literária foi inovadora ao criar algo psicológico e sinistro usando da natureza humana oculta,a qual era superficialmente estudada na época que foi escrita.Os quadrinhos do herói verde são uma abordagem do tema,sendo presente direta e indiretamente em varios personagens ligados ao mesmo


A obra original mostrava um cientista intelectual se tornando um selvagem focado em destruir,um traço de personalidade violento suprimido pela logica e regras.Mas,o tema foi mais longe com o passar das decadas ao apresentar outros personagens que tinham do mesmo tipo de transformação,embora com traços diferentes vindo a tona,e diferentes transformações no cientista

O primeiro fator é analisar o choque que quase todos tiveram.Muitos viram seus defeitos,os quais nunca expuseram ou mesmo perceberam,coisas terríveis em si que poderiam ate mesmo se mostrar como monstruosidades terríveis,mesmo que suas atitudes não se mostrassem perigosas ao se transformarem

O segundo é analisar que isso não foi em absoluto um problema.A personagem She-Hulk,prima advogada do cientista,era uma mulher tímida e de baixa estima,mas ao ver o que tinha dentro de si,adora e consegue autoconfiança ao notar o quão incrível realmente era.Uma personagem que muitos não entenderam,pois pensaram que era uma heroína cujo poder era ser bonita,quando era um simbolo do que verdadeiro empodeiramento é

Nas obras atuais,com abordagens psicológicas de decadas sendo abordadas as obras do personagem verdade,se mostrou mais do que apenas um tema simples.Temos atualmente um Hulk que mudou,capaz de conversar e pensar.De como viagens ao inconsciente em sessões de terapia,as vezes literais,mostraram como tudo se tratava de uma jornada de vida e autoconhecimento


A historia do Hulk mostrou coisas boas e ruins que os personagens conheceram em si e nos outros.Os personagens mudaram com as experiências pra não serem engolidos pela realidade.Muitos dos heróis da obra se tornaram muito poderosos com esse crescimento

A jornada de crescimento é como nessa obra.Encarnamos muitas vezes,tentamos de tudo,nos debatemos em ignorancia frequentemente,mas melhoramos no processo 

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Espíritos no plano terreno

A tirinha acima esta quase certa.Se por um lado é preferível ficar em ambientes luxuosos sempre que puder,por outro,tem gente que busca antros de vicio ou tem enredos pessoais complexos,como se imaginar sem-teto ou que precisa se esconder de alguém

Mas,deixando claro,o plano paralelo ao terreno tem tido cada vez menos espíritos perdidos devido a transição planetária.Um numero ainda menor quando se considera como muitos param em postos-de-socorro em templos e hospitais

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Redenção

Estava vendo um filme de ação chamado "Solomon Kane.O caçador de demônios",quando me deparei com o tema da redenção


Primeiramente,vamos a introdução do filme que me trouxe o tema:

O filme é parte de uma grande saga da literatura,um homem de uma fictícia fantástica sombria em uma Europa século 16,aonde se caça demônios.Um universo compartilhado com outras obras do autor,como "Conan,o barbaro"

Ele,Salomon Kane,é introduzido no filme como tendo tido problemas de criação e traumas,cresceu como um saqueador que usava o nome de Deus pra atacar e tomar tesouros em todo lugar com o movimento das cruzadas apoiando.Um dia,um enviado demoníaco surge pra dizer que conseguiu tudo que queria,dinheiro e poder,que era hora de devolver o pagamento digno,a alma.Ele nega que fez o dito pacto,foge da entidade e assim vive em fuga

O tempo passa,o escapismo surge disfarçado de busca religiosa.O personagem não esta realmente buscando redenção,embora pense que esta,ele apenas foge.Ele se enclausura dentro de uma igreja por 1 ano,sendo expulso por padre que sabe que o destino que o aguarda não esta ali

Os sinais batem na sua cara sem parar,mesmo não lhe parecendo compreensível.Ele não reage diante de homens cruéis e malignos que quase o matam.O verdadeiro começo de jornada é quando ele não consegue salvar um jovem de um grupo de bandidos usando o dialogo

Foi aqui que ele aceitou que não era mais um ganancioso violento,mas um guerreiro que se ergueria contra o mal no campo de batalha.Se antes não lutava temendo o que aconteceria a sua alma,não por questões morais e empatia com o dito criminoso,agora o personagem começa a sua jornada de luta contra magia negra e criminosos em nome dos inocentes,mesmo que não gostasse disso



Claro que tem todo um enredo de ficcional-fantástica e ação no meio,é um filme afinal,mas meu ponto esta em nós mesmos,no nosso interior.Eu adoro pegar o que der pra filosofar,tentar tirar o melhor que algo tiver pra vida,sejam palestras de outras religiões ou mesmo filmes


Começamos com a fuga do personagem,a mesma que acontece conosco após percebermos um erro,e pacifismo forçado.Ele foi um exemplo de como arcar com as consequências das escolhas que fazemos é assustador e de como ainda queremos escolher como que tudo vai se desenrolar

Veja bem,"queremos decidir como pagar",eis um absurdo não assumido usado pra justificar as reclamações de vida que todos temos.Uns ate querem só esperar que dificuldades se paguem sozinhas enquanto fica sentado no sofá sem fazer nada

A maioria não quer pagar por crimes,mesmo pesados,apenas dizer que já esta arrependido e sair por isso mesmo.A maioria ignora parentes e amigos com problemas,faland de tempo e problemas pessoas pra virar cabeça pro outro lado.A maioria não quer nem melhorar os defeitos,diz que todos tem e fogem do compromisso,ate quando urgência grita.A maioria não quer ir reparar reputação ou traumas criados ao falar mal de alguém,ate diz que não foi nada,que estão exagerando,ou tocar em mendigo se acha que pode deixar consciência limpa com uns trocados


Quem já leu obras psicografadas já deve ter visto trechos que espíritos contam de planejamento de vida a frente,geralmente sobre querer sofrer pra pagar falhas,de querer pagar com tanta dor ou mais o que fez por culpa.É nessas horas que mentor fala de trabalhar no bem

O Solomon Kane queria ir por caminho totalmente pacifista pelo medo de errar pela violência,como já havia feito.Em uma era de caos,aonde conversa era ridicularizada,ele teve de aceitar o chamado místico do combate nobre e literal que trama lhe dava

Nós não temos entidades sombrias pra enfrentar no dia-a-dia(geralmente,que eu saiba),temos pessoas difíceis com pessoas complicadas,casos de doença e acidentes,problemas com dinheiro,etc...Temos o que precisamos pra crescer e/ou pagar,sendo ou não o que gostaríamos de estar vivendo

A resposta que dou é viver de cabeça erguida fazendo o melhor que puder

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Atravessando uma noite sombria

É segunda poética


Crença

(Antero de Quental)

Minha vida de dor e de procela

Que se extinguiu na tempestade imensa,

Despedaçou-se à falta dessa crença,

Que as grandes luzes místicas revela.


E estraçalhei-me como alguém que sela

Com o supremo infortúnio a dor intensa,

Desvairado de angústia e de descrença,

Dentro da vida sem compreendê-la.


Ah! Crer! bem que, na Terra, não possui,

Quando entre conjeturas me perdi,

De tão pequena dor fazendo alarde...


Crença! Luminosíssima riqueza

Que enche a vida de paz e de beleza,

Mas que chega no mundo muito tarde.  



O autor descreve sofrimentos que teve por não ter crença/fé.Não sei se ele fala de religião em si,mas sei que ele já não estava bem na carne,visto que libertação da matéria na morte é meramente apenas encontrar uma realidade inegável

A tal crença poderia ter lhe dado direção e forças pra encarar a longa noite escura que é a ignorância.As camadas da verdadeira crença passam por uma compreensão que atravessa a experiência.Diria que não esta nem perto do fim ao autor,de que ele pode tirar proveito da experiência e aprender

domingo, 21 de junho de 2026

Próximo passo

Você começou sua caminhada espiritual?Se sim,questiono sobre o proximo passo,atos.Mais do que palavras,atos 

Lembre-se da força que oração vai te dar diante dos desafios

sábado, 20 de junho de 2026

A virtude viva

Primeiro de tudo,não lembro se já usei esse vídeo.Se usei,peço desculpas


No vídeo acima temos uma demonstração de como virtude não é algo pra se praticar em momentos especificos,mas vivido de forma real

Eu sei que ali o tema se fecha apenas em "caridade",mas eu abro possibilidade pra mais.Você não tenta ser justo quando é unicamente pro seu beneficio,mas ate quando isso te prejudicaria.Você não busca amor e piedade apenas quando solidão pesa,mas por saber que o mundo precisa tanto quanto você

Sim,é difícil,mas com pratica se vivencia ate ficar natural

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Mentiras e distorções

É sexta da piada


Fazia das tripas coração. O açougueiro mal caráter e trapalhão

("Declarações de humor",Luís Pimentel)


Não é legal quando a conveniência de informações faz mal a alguém.Usar de sofismas(palavras difíceis)ou distorcer fatos não torna uma mentira verdade,apenas mascara a culpa que sente sem realmente resolver nada


Enredos de vilões destruindo vidas são muitos,mas lições de moral impactante e marcantes são poucos.Teve um trecho bem famoso da novela "caminho das índias",nele o personagem esta sendo questionado pelo pai adotivo

_Por que mentiu?

_Não menti,apenas disse que era seu filho

_Uma meia verdade é uma mentira completa

Esse trecho me bateu forte na época,especialmente por ser um questionamento que a maioria não aceita nem olhar,mas dito com tanto impacto e de modo tão acessível ao entendimento do publico que muitos não tiveram argumento e nem conseguiram fugir do que ouviram,ao menos por um tempo


O tanto de gente que vinha com desculpas,fosse ficção ou vida real,de falar que mundo foi injusto a a dizer que é por um bem maior,não esta escrito.O que falei antes sobre ilusão entra sempre