Primeiramente,vamos a introdução do filme que me trouxe o tema:
O filme é parte de uma grande saga da literatura,um homem de uma fictícia fantástica sombria em uma Europa século 16,aonde se caça demônios.Um universo compartilhado com outras obras do autor,como "Conan,o barbaro"
Ele,Salomon Kane,é introduzido no filme como tendo tido problemas de criação e traumas,cresceu como um saqueador que usava o nome de Deus pra atacar e tomar tesouros em todo lugar com o movimento das cruzadas apoiando.Um dia,um enviado demoníaco surge pra dizer que conseguiu tudo que queria,dinheiro e poder,que era hora de devolver o pagamento digno,a alma.Ele nega que fez o dito pacto,foge da entidade e assim vive em fuga
O tempo passa,o escapismo surge disfarçado de busca religiosa.O personagem não esta realmente buscando redenção,embora pense que esta,ele apenas foge.Ele se enclausura dentro de uma igreja por 1 ano,sendo expulso por padre que sabe que o destino que o aguarda não esta ali
Os sinais batem na sua cara sem parar,mesmo não lhe parecendo compreensível.Ele não reage diante de homens cruéis e malignos que quase o matam.O verdadeiro começo de jornada é quando ele não consegue salvar um jovem de um grupo de bandidos usando o dialogo
Foi aqui que ele aceitou que não era mais um ganancioso violento,mas um guerreiro que se ergueria contra o mal no campo de batalha.Se antes não lutava temendo o que aconteceria a sua alma,não por questões morais e empatia com o dito criminoso,agora o personagem começa a sua jornada de luta contra magia negra e criminosos em nome dos inocentes,mesmo que não gostasse disso
Claro que tem todo um enredo de ficcional-fantástica e ação no meio,é um filme afinal,mas meu ponto esta em nós mesmos,no nosso interior.Eu adoro pegar o que der pra filosofar,tentar tirar o melhor que algo tiver pra vida,sejam palestras de outras religiões ou mesmo filmes
Começamos com a fuga do personagem,a mesma que acontece conosco após percebermos um erro,e pacifismo forçado.Ele foi um exemplo de como arcar com as consequências das escolhas que fazemos é assustador e de como ainda queremos escolher como que tudo vai se desenrolar
Veja bem,"queremos decidir como pagar",eis um absurdo não assumido usado pra justificar as reclamações de vida que todos temos.Uns ate querem só esperar que dificuldades se paguem sozinhas enquanto fica sentado no sofá sem fazer nada
A maioria não quer pagar por crimes,mesmo pesados,apenas dizer que já esta arrependido e sair por isso mesmo.A maioria ignora parentes e amigos com problemas,faland de tempo e problemas pessoas pra virar cabeça pro outro lado.A maioria não quer nem melhorar os defeitos,diz que todos tem e fogem do compromisso,ate quando urgência grita.A maioria não quer ir reparar reputação ou traumas criados ao falar mal de alguém,ate diz que não foi nada,que estão exagerando,ou tocar em mendigo se acha que pode deixar consciência limpa com uns trocados
Quem já leu obras psicografadas já deve ter visto trechos que espíritos contam de planejamento de vida a frente,geralmente sobre querer sofrer pra pagar falhas,de querer pagar com tanta dor ou mais o que fez por culpa.É nessas horas que mentor fala de trabalhar no bem
O Solomon Kane queria ir por caminho totalmente pacifista pelo medo de errar pela violência,como já havia feito.Em uma era de caos,aonde conversa era ridicularizada,ele teve de aceitar o chamado místico do combate nobre e literal que trama lhe dava
Nós não temos entidades sombrias pra enfrentar no dia-a-dia(geralmente,que eu saiba),temos pessoas difíceis com pessoas complicadas,casos de doença e acidentes,problemas com dinheiro,etc...Temos o que precisamos pra crescer e/ou pagar,sendo ou não o que gostaríamos de estar vivendo
A resposta que dou é viver de cabeça erguida fazendo o melhor que puder


