sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Critica de filme "São Agostinho(1972)"
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O filme é um complemento de outro filme do São Agostinho que eu já fiz um post,apesar de bem mais antigo,ele mostra partes diferentes da vida do santo.Este é mais filosófico do que o outro que foca na historia do São Agostinho

No recebimento do posto de pastor e bispo de Hipona ele diz ser indigno posto devido a seus defeitos e pecados e os da igreja dizem seus próprios pecados e que se eles foram perdoados ele também.Ele quando assumi diz que foi o povo que o escolheu e não ele próprio que ele se achava indigno.Um homem de outro ramo da igreja(donatista)aparece depois da morte do bispo e critica Agostinho e lhe chama de maniqueísta pecador e ele devolve dizendo que é passado,que ele não é o ser perfeito Jesus e sita o apóstolo Paulo.Achei curioso como falaram que o batismo do grupo deles era o único que valia,logo,o dele era duvidoso,mas o batismo é de Deus e não dos homens,eu estendo isso a tudo na igreja e toda religião,mas os homens não percebem isso,ai vira um simples construção de pedra e palavras de homens."O padre peca como qualquer homem,não é santo,mas pode se arrepender",isso em um filme católico,quebrando o pedestal dos grandes homens que apesar das conquistas não foram perfeitos(mas ainda são muito dignos de respeito).Encerra com Agostinho falando que ele tinha seu fardo e isso ele próprio ia resolver com Deus

No ramo de Agostinho era cobrado que soubesse ler e escrever bem.O conhecimento era uma dadiva a eles e isso era por muitos temido principalmente na Idade Media,ate por que ele ensinava gente que não era cristã e muito menos sacerdote sobre a bíblia.A verdade estaria dentro e não fora

O outro ramo pregava a pobreza e sofrimento(água suja,ervas)para alcançar a Deus,assim como as ceitas ascéticas indus que Buda se meteu um tempo e persistem ate hoje.Não concordo com a fala do padre de que eles tentavam merecer o reino de Deus  por mérito próprio e não pelo de Cristo,cada um tem de fazer por merecer,só não concordo com o método deles.O pior é que eles  queriam que todos fossem iguais a eles ou iam ao inferno

Gostei do trecho em que na hora de comer leram um trecho de martim,ele foi bem sobre-natural,eu gosto de historias assim e já fiz um post sobre rezar antes de comer.O pombo que saiu dele seria o espirito saindo

Curiosidades:sobre o papo de jejuar 40 dias,esse é o período de um ano no calendário lunar judeu.Falar que Deus e a alma estão alem do tempo é bem o que o pessoal da nova era fica dizendo.Gostei dele falar que Deus não criou o mundo por ele mas por amor a nós,e ainda tem gente que acha que quer ser reverenciado e nos criou pra isso

Falou um pouco do mestre dele e de como ele amava o falecido como a um pai

No caso da herança entre os irmãos escolheram a igreja pro julgamento no lugar do juiz,Agostinho começa rezando pela sabedoria pra acertar no julgamento,isso é humildade e saber que é preciso,pra evitar um pecado,que aja uma força maior ajudando na escolha.O caso era um era cristão e recebeu metade da herança,o outro era pagão e não recebeu nada e a igreja de Agostinho que recebeu a outra metade,o que não recebeu nada estava desamparado e São Agostinho decide uma divisão tripla,o que tinha algo se revolta por ficar com menos e apela pro juiz por estar insatisfeito.O juiz decide manter como estava no testamento,mas Agostinho abre mão de sua parte pelo que não tinha nada mesmo a igreja precisando,afinal não era tanto quanto ele."A lei foi feita para o homem e não o homem a lei"mostra que o uso da lei precisa de ajustes ao usa-la e não ser rígida,o que me lembra de uma cena de julgamento em um anime"se não ha espaço pra emoções em julgamentos tirem os humanos e coloquem maquinas"

Ao contrario deste,cortaram o homossexualismo do outro filme mesmo sendo uma cultura que aceitava tudo por censura.Eu diria que muitas histórias foram cortadas disso,ou mesmo não faladas,coloque no youtube algo como"santos homossexuais" e vai ver que muito é encoberto

Os comentários sobre os jogos do coliseu serem proibidos por serem pagãos(essa é a teoria apresentada no filme pelo menos)e não por serem cruéis mostra um pouco o nível de consciência

A cena das obras de arte é talvez simbólica,pessoas que comparam arte a Deus e dizem que deve ser sentido,mesmo que pouco,pelos sentidos e que não pode se separar sentidos do espirito.Essa cena tem uma extensão depois na qual a essência é repetida a São Agostinho

Na antiga tradição se ensinava a virtude,o que fez Roma grande e não a sensualidade que a levou a ruína.São Agostinho não proibia textos não cristãos(ao contrario do que a igreja pregava)e os citava como mestres em virtude,a critica era a sensualidade e a deturpação ao belo.Ao contrario do ocorreu na Idade Media os cristãos não renunciam as artes,letras,musica e história

Quando a mulher pergunta sobre se estão lá pra tirar almas da santa doutrina do bispo Donato e o bispo diz que não veio converter ninguém e sim fazer o bem.Isso me lembra das religiões modernas,faz o bem sem esperar retorno,enquanto isso as mais conservadoras expulsam mendigos

Um mercador aparece constantemente para negociar com Agostinho,era pagão mas respeitava os cristãos e por tradição da família permitia embarcarem de graça os membros da igreja de Agostinho.No primeiro pedido ele pede a recomendação em um negocio ao qual ele concorre,afinal se o império era cristão e ele um bispo ele seria ouvido,em troca ele daria riqueza,o São Agostinho recusa que ele não cultiva bens terrenos e adverte o mercador sobre cultivar apenas estes

Na segunda visita ele fala sobre mandar comida para a atacada Roma e Itália em geral,São Agostinho pergunta se ele tem como levar o necessário para todos e ele admite que não,Agostinho recusa pois os nobres e mercadores ficariam com tudo e venderiam por uma fortuna a comida gerando mais pobreza ao povo.Ele deixa a mascara de homem bom e admite o seu desejo de lucro,oferece e dinheiro ao Agostinho em troca de ajuda para ele ajudar os pobres de sua cidade e o santo fica ofendido por trocar uma desgraça por outra.Eu falo pro meu pai sempre em época de eleição"não vote em incompetente só por que ele vai se focar na região onde você vive",mas ele acha que pelo menos vai poder ficar de olho em politico desse jeito e tem algo como lembrar das raízes(eu não entendo os argumentos do meu pai também),no fim é fazer por interesse com desculpa

Na terceira vez ele apenas fala da prisão de um conhecido de Agostinho,este crê fielmente que o amigo é inocente e lhe dá carona

Quando a heresia contra donatistas acaba e eles tem liberdade pra falarem o que pensam logo vão com armas contra a igreja de Agostinho que fala "que bom!Agora podemos discutir abertamente e chegar a verdade juntos",o homem furioso ameaça os da igreja de Agostinho dizendo que eles serão caçados se eles pregarem,A resposta do bispo Agostinho me fez rir"que você possa trazer a paz do Senhor segundo o seu Episcopado",devia ter aquele meme da descida do óculos escuros.A verdade é que se não tivessem dado mais liberdade a ordens e ramos dentro da igreja teriam suprimido os conflitos e discussões ate destrua-la antes de se firmar(ou é o que penso),deu muita discussão mas levou a um esclarecimento

Roma é atacada e colocam a culpa no cristianismo como um todo dizendo que enfraqueceu a moral romana no pouco mais de um seculo de conversão do império e que um homem de poder não pode ser cristão e agir de acordo com a lei,que um militar não pode ser atacado e oferecer outra província.O santo,que estudava de tudo,ate fora do cristianismo,citou antigos filósofos romanos que mostravam a virtude romana que se perdeu e com ela sua grandeza e que não tinha a ver com o cristianismo.A verdade é que Roma na época pagã já havia passado por coisa bem pior e se erguido com seus valores e agora estavam apenas exagerando.Já era esperado,pelo avanço inimigo,que isso fosse ocorrer e o máximo que o imperador pode fazer foi dizer ao povo rezar,pois,não tinham mais as antigas legiões

Gostei do trecho em que ele fala que os mártires estão aos montes em Roma mas não nos corações

É fato que o império sempre foi de boa e respeitosa com outras crenças enquanto cristãos brigavam o tempo toso em nome de Deus mesmo entre eles,mas eu diria que isso foi mais uma jogada politica do que um respeito verdadeiro

Fossem seguidores ou sacerdotes havia na perseguição violência e medo,nessas horas a união e fé parecem ficarem mais fortes do que nas folgas

Na cena da perseguição as donatistas mostra Roma mais preocupada com assuntos religiosos do que com império,obrigando-os a unirem a igreja em uma só.Eu sei que isso é bom pra religião,mas também prova que igreja e estado não podem se misturar.O grupo do bispo Agostinho acaba obrigado a ajudar os donatistas que antes os ameaçavam devido a sentença desfavorável do império.Não é justo obrigar alguém a algo e lutar apenas com argumentação,para não ter no lugar de heréticos sinceros cristãos hipócritas

O politico não consegue juntar a moral cristã com os deveres de estado e Agostinho fala de antigos filósofos que falam de defesa legitima e proteção,que era preferível o perdão a vingança

Falou bonito quando disse pode falar que é inimiga do estado mas diga o que é bom pro estado.A lei do amor não enfraquece mas forte,sem maldade ou violência,isso tornaria o estado e império mais forte

Na prisão ele encontra o amigo que havia agido contra os donatistas e acusado de traição e conspiração pelos mesmos e pelo comissario imperial.Condenado a morte ele fala da prisão dele estar no poder terreno e a morte o libertaria,isso é verdade muitos nem perceber que não levam nada do terreno(é claro que dinheiro e poder podem ser uteis a evolução se usados corretamente,mas ele estava preso aquilo).A consciência dele esta limpa para o encontro com Deus,combateu as injustiças com força,Agostinho apenas pede que seja feita a vontade de Deus

Devido aos acusadores serem inimigos dele e ser um pedido de Agostinho,ha quem devia muito,o oficial decide libertar o homem.Ocorre então uma cena de conspiração para a morte dele,eu não sou especialista nessa historia mas pode ter vindo de qualquer um o plano.Agostinho ate recita a execução do maior inocente da humanidade,Jesus,como a comparar cenas o amigo repete um trecho na morte.Quando um inocente morre ou recebe pena na prisão sem ter feito nada pra merecer no geral é por causa karma de outras vidas(veio com a missão de passar por aquilo)

As palavras finais do bispo Agostinho resumem o filme e esclarecem que a mensagem de Cristo não é para bens terrenos,que se vão,mas aos invisíveis.Dizer que o mundo é como o homem e que ele perece foi uma ótima comparação,as grandes civilizações arruínam e são substituídas,mas a mensagem do Cristo fica inabalável

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