Anatta (em páli. Lê-se
/anat-tá/.) ou anatman (em sânscrito)
é um dos conceitos básicos da doutrina budista.
Significa, literalmente, "não eu". Diz respeito à inexistência de um
"eu" permanente e imutável nos elementos que compõe o universo, ou
seja, descreve a insubstancialidade de todos os fenômenos do universo
Descrição
De acordo com o
budismo, todas as coisas componentes ou condicionadas são impermanentes e estão
em constante "estado de fluxo". Segue-se, daí, a ideia de "não
eu" (anatta), que nega a existência de uma essência pessoal
imutável e independente - em oposição à doutrina hinduísta de atman.
Os budistas
afirmam que a noção de um "eu" permanente é uma das principais causas
do sofrimento humano (ver Dukkha)
e que, compreendendo a noção de anatta ou não eu, podemos ir
além de nossos desejos e sofrimentos egoístas. Na linguagem cotidiana, fala-se
em "alma",
"eu" ou "self".
Nos meios budistas, porém, existe o entendimento de que nós somos
interdependentes e mutáveis, em vez de personalidades independentes e
imutáveis. Dessa maneira, para o budista, não há alma, espírito ou qualquer
"eu" intrínseco ao Ser que migra de um corpo a outro após o evento
morte.
Segundo a
concepção budista, na morte, corpo e mente se desintegram, mas, se a mente
desfeita contém quaisquer resíduos
cármicos (caso de não haver se
iluminado), ela causa uma continuidade de consciência que
reverbera em uma mente nascente de outro ser. Portanto, o ensinamento budista é
que seres renascidos não são completamente distintos nem completamente iguais a
seus antecessores.
Essa noção
contrasta com o conceito hinduísta de atman, que seria o ser
que reencarna,
representando a mais elevada centelha divina em cada ser humano. O pensamento
budista nega essa ideia. Tanto o budismo quanto o hinduísmo concluem que há
continuidade entre vidas. No entanto, suas doutrinas sobre o que continua de
uma vida para outra divergem: no hinduísmo, há um "eu" transcendente
(atman); no outro, há apenas tendências e processos mentais que renascem.
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