terça-feira, 2 de junho de 2020

Diferença de alma entre budismo e induismo


Anatta
Anatta (em páli. Lê-se /anat-tá/.) ou anatman (em sânscrito) é um dos conceitos básicos da doutrina budista. Significa, literalmente, "não eu". Diz respeito à inexistência de um "eu" permanente e imutável nos elementos que compõe o universo, ou seja, descreve a insubstancialidade de todos os fenômenos do universo
Descrição
De acordo com o budismo, todas as coisas componentes ou condicionadas são impermanentes e estão em constante "estado de fluxo". Segue-se, daí, a ideia de "não eu" (anatta), que nega a existência de uma essência pessoal imutável e independente - em oposição à doutrina hinduísta de atman.
Os budistas afirmam que a noção de um "eu" permanente é uma das principais causas do sofrimento humano (ver Dukkha) e que, compreendendo a noção de anatta ou não eu, podemos ir além de nossos desejos e sofrimentos egoístas. Na linguagem cotidiana, fala-se em "alma", "eu" ou "self". Nos meios budistas, porém, existe o entendimento de que nós somos interdependentes e mutáveis, em vez de personalidades independentes e imutáveis. Dessa maneira, para o budista, não há alma, espírito ou qualquer "eu" intrínseco ao Ser que migra de um corpo a outro após o evento morte.
Segundo a concepção budista, na morte, corpo e mente se desintegram, mas, se a mente desfeita contém quaisquer resíduos cármicos (caso de não haver se iluminado), ela causa uma continuidade de consciência que reverbera em uma mente nascente de outro ser. Portanto, o ensinamento budista é que seres renascidos não são completamente distintos nem completamente iguais a seus antecessores.
Essa noção contrasta com o conceito hinduísta de atman, que seria o ser que reencarna, representando a mais elevada centelha divina em cada ser humano. O pensamento budista nega essa ideia. Tanto o budismo quanto o hinduísmo concluem que há continuidade entre vidas. No entanto, suas doutrinas sobre o que continua de uma vida para outra divergem: no hinduísmo, há um "eu" transcendente (atman); no outro, há apenas tendências e processos mentais que renascem.

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