quinta-feira, 6 de julho de 2023

Caridade,respeitar espaço e deixar se virar

Falei de caridade ontem,mas no próprio post tentei deixar claro o quanto o assunto é tão extenso que não dava pra ir longe sem preparo.Um acontecimento de hoje me lembrou de uma historia de poucos meses atrás que me fez refletir bastante na época e resolvi continuar o assunto de ontem

A historia que vou contar tem haver com não se meter aonde não é chamado e tomar cuidado com envolvimento emocional desnecessário,mesmo que de outros,mas irei aproveitar pra expandir o assunto


Certa vez eu estava no whatapp.Um individuo que pode ser classificado como "tive algum contato presencial e não senti afinidade" me mandou uma mensagem.Fui ver do que se tratava e era nada mais que um pedido,essa pessoa queria que eu falasse com um amigo pessoal sobre problemas que passava

Por conta da minha ingenuidade e ate do meu problema de não conseguir dizer "não" querer saber algo antes de concordar ou negar pode ate ser um avanço pessoal,mas ainda assim longe do ideal e ficara claro porque

Esse conhecido me disse que um amigo estava com os mesmos problemas que eu passo ate hoje,por isso eu podia ajudar,o que diga-se de passagem é uma presunção enorme

Tudo que era dito do caso era tão vago que quis saber mais,ate pra dar direcionamento pra caso ajudasse,mas só recebi reforço do pedido com toques de desespero nas entrelinhas e o contato desse amigo com problemas foi mandado

Por conta da pressão fui convencido a falar com ele.O cara nem sabia quem eu era quando me apresentei,só sabia que estávamos ambos em um grupo de whats que a pessoa de antes tinha me colocado sem aviso e nem me envolvia nesse grupo

A conversa foi estranha justamente por,mesmo com educação,eu,um desconhecido,tentei perguntar se precisava de ajuda sem nem saber bem quem era essa pessoa e o que realmente passava.Eu de certo modo invadi o espaço pessoal de um estranho por conta que alguém,que também não sou exatamente próximo,me pediu ajuda,mas eu só percebi isso depois

Essa pessoa na qual me meti na vida pessoal não respondeu minhas mensagens de oferta de ajuda.Fui falar com quem me mandou falar com ele,nisso a historia que me era revelada era bem diferente do que tinha dito antes,foi ficando cabeluda ao chegar no abandono familiar,tentei sondar mais e só ficava mais e mais cabeluda,inclusive com o fato que o que ele passava não ter nada haver com o que eu passava,e sim drogas

Eu não devia ter me metido na vida de um estranho.A logica psicológica diz que ele não teria culpa de se sentir ofendido com o pouco que disse com boa intenção.No fim não pude ajudar em nada e apenas devo ter piorado tudo tocando em feridas


Não é bom ajudar sem que a pessoa esteja pronta pra ser ajudada ou disposta a ser ajudada.É bom deixar errar pra crescer,ser paciente pra que tenha humildade de pedir ajuda e tudo mais


Agora que ficou mais claro que devemos ter permissão pra entrar na vida e problemas de alguém eu preciso descrever a pessoa que me envolveu na bagunça antes de continuar

Essa pessoa,ate um tempo atrás,não só tinha muitos problemas psicológicos,aos quais provavelmente não deve ter resolvido desde a ultima vez que nos vimos,como também se meteu em todo tipo de furada ainda bem jovem.Essa mesma pessoa,de um tempo pra cá me meteu,sem aviso ou permissão,em grupos de whatapp de evangélico e de ajuda humanitária,o que dá a entender que "converteu da vida de pecado em direção a salvação" e quis levar todos com que tinha contato com ela

A pessoa em questão não conseguia resolver as próprias questões e constantemente se envolvia na dos outros sendo um exemplo de como se autodestruir.Ela é um clássico caso de individuo que se deixou levar pelo sentimentalismo religioso sem raciocínio

É bom fazer o bem,tanto pra quem é ajudado como pra quem ajuda,mas se meter aonde não deve pode piorar tudo pra pessoa em questão,como foi o meu caso

Pessoas que se deixam envolver por sentimentos de cunho religioso tem a forte tendência da "pratica da caridade superficial súbita".Essas pessoas não desenvolveram amor no coração por quem ajudam,apenas praticam por conta da reação causada pelo ambiente religioso que frequentam e com a menor sensação de dever cumprido abandonam o projeto ainda em andamento,podendo ate largar tudo pior do que quando chegou tentando bancar o herói


Eu pareço frio?Frio?Por falar pras pessoas focarem no que são capazes de fazer ao invés de se envolverem sem pensar e poderem piorar as coisas?Focarem tempo e esforço em alguma coisa produtiva?Terem um plano de ação?Buscar crescimento pessoal e dos outros ao invés de resolver situações passageiras?Buscar,ao menos,permissão antes de se meterem?

Darei um exemplo de como se envolver emocionalmente desnecessariamente é péssimo

Os médicos tem a fama de serem boas pessoas frias não é?Mas isso na verdade é um escuro.Sabe como pessoas ficam ao verem um acidente bem feio?Elas ficam abaladas.Agora imagine se voce tivesse que constantemente,mais do que ver,salvar essas pessoas?

Médicos e outras profissões de alta pressão são quase que obrigadas a fazerem acompanhamento psicológico pra não desmoronarem com tudo que passam,mas imagine como seria se acabassem se envolvendo emocionalmente?No exemplo dado iriam se envolver em dezenas ou centenas de casos diariamente por anos

Imagine então prestar caridade,seja ONG,religioso no meio que vive,se envolver emocionalmente em cada um dos casos que ajuda?Iria se perder como se fossem seus e seria muito difícil de achar uma solução,ate mesmo atrapalharia se recuperar pra ir ao próximo caso

Nenhum comentário:

Postar um comentário