quinta-feira, 13 de julho de 2023

Eu e meu humor religioso

 

Acho que já passou a um tempo de falar do meu costume de por tanto humor no blog,ate por conta que antes,no início do blog,não costumar faze-lo

A razão?Eu filosofo com tudo que me chega e gosto muito de humor,seja uma piada presente ou vídeo de internet,inevitavelmente acabei cruzando as 2 coisas pra me motivar nessa(difícil)caminhada espiritual ao faze-la divertida

Uma outra boa razão pra ter acontecido foi por conta de que com adoro o estilo de humor religioso,ele me faz refletir muito.Não sou do tipo que escandaliza ou cria identidade de grupo pra me firmar,por conta disso sou bem aberto a dialogo e reflexão que um pensamento rígido não conseguiria

Obedecendo o pensamento,que bem depois descobri estar na filosofia de Socrates,se a piada diz de modo leve uma verdade eu reflito sobre o que é dito e de como temos de mudar.Se for mentira ou besteira eu apenas rio


Eu não sou o único que pensa de modo bem humorado.Chico Xavier era um outro nível de bom humor,e ainda deve ser.Chico é um ser bem diferente de uns "carolas espiritas",estes que pregam o que imaginam que ele foi sem tê-lo conhecido e chegando a protestarem contra quem realmente o conheceu


Em um podcast do canal "amigos da luz",canal de humor espirita,sobre o lançamento de um filme da Zibia Gasparedo

Em determinado momento o apresentador e dono do canal conta de sonhos,que de modo resumido,ele conta que foi um padre no passado,que não estava nem de longe satisfeito com o modo que pregava,que poderia ter feito muito mais,e agora,nesta vida,ele pregava e doutrinava com humor,bem diferente de antes


Eu estava a um tempo atrás conversando sobre humor religioso com alguém que era totalmente contra o estilo,esse alguém ate disse "tem coisa que não pode mexer"

Após ouvir essas palavras,quase que de inicio do dialogo,eu disse a ele o que pensava quanto a filosofar com leveza e de como diversos assuntos são pesados demais pra se trazer sem preparo

Pra exemplificar meu ponto de vista falei de um assunto muito profundo,tabu e difícil de lidar,nisso ele se pegou pensativo.Em seguida eu lhe contei um piada com esse tema,o que o fez rir

Ele entendeu o que quis dizer,de como precisamos de mais leveza no mundo,de como tem muitos assuntos complicados de se lidar sem a leveza do riso.Eu de modo algum digo que devemos levar tudo na brincadeira,digo que devemos ter um caminho menos sofrido e combustível pra seguir em frente

Eu sou uma pessoa aberta a dialogo e observar outros pontos de vista,sendo religioso e bem humorado,acabo me pegando tentar resolver tudo de modo leve pra não desistir ou mesmo diminuir o ritmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário