sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Só seja melhor

A frase acima parece estranha?Por que acha?É por que a garota menciona apenas católico e evangélico no vídeo?Bem,vamos expandir ao refazer a frase pra "você preocupado em descobrir minha religião e eu focada em ser uma pessoa melhor"

Agora que a frase parece mais apropriada ao blog de espiritualidade dirigido por um macumbeiro,vamos em frente


Acima temos um vídeo curto de uma jovem que se identificou apenas como cristã,ela decidiu se focar em se tronar uma pessoa melhor ao invés de tentar pertencer a um grupo e seus dogmas

Já vimos muitos exemplos na historia humana de como tentar pertencer a grupos pode terminar mal,afinal perdemos parte de nós pra sermos aceitos no grupo,ao qual só vai ficando mais exigente pelo tamanho e tempo de existência que tem

Mas perder individualidade pra se sentir pertencente a um grupo é ruim?Sim,isso é ir contra o autoconhecimento,que é a chave pra sabedoria e crescimento.Mas,vamos direcionar e aprofundar um pouco em direção a questão social


Existem diversos estudos sociológicos ligados a se identificar como parte de um grupo,seja religioso ou politico.Assim como disse antes,você perde a sua identidade pra ser aceito,mas vai além,você nem percebe que parou de analisar e comparar dados,você se identifica tanto com o grupo que começa a fazer analises de cunho puramente pessoal,pois,não se trata mais do grupo e do que ele representa,se trata da sua projeção de imagem

Isso não é loucura minha e também não estou inventando.Imagine quantos vandalismos já devem ter ocorrido em estádios de futebol por conta de gente que não gostou de resultados;gente que começou briga por tem entrado em conversa com gente que era tão polarizada politicamente quanto ele,mas em outra direção;gente que vai se negar a dar emprego a gente de outras religiões,mesmo competentes.Isso é meramente uma amostra superficial

Existem varios efeitos positivos e negativos em tudo,no caso em questão temos os perigos de ter de agir pela vontade dos outros,que podem te pressionar a uma infeliz hipocrisia,repressão de quem você é,indução a cometer os mesmos erros de todo e não se sentir permitido refletir.Tudo isso dura ate sair do grupo,se este for restritivo,em que esta


Eu estudei inúmeras religiões e analisei discurso de muita pra decidir minha religião,isso desde os 12 anos.Em uns 3 anos estava certo quanto a religião que iria ter,mas nem por isso parei de buscar autoconhecimento e aprender novas filosofias.Posso ter me tornado umbandista,mas não me identifico e nem me prendo a grupos,sou livre e posso crescer sem as restrições que mencionei aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário