terça-feira, 2 de abril de 2024

Jurema sagrada: parte 3

Existe um paralelo da jurema no nordeste com a arvore irocô na Bahia.Ambas são arvores ligadas aos seus cultos antigos,os primeiros pelos indigenas brasileiros e os últimos pelos negros trazidos da África,arvores que vivem séculos,dando muito tempo pra varias gerações realizarem rituais aos seus pés

Arvores sagradas não são algo incomum,mesmo que não seja uma acácia.Mesmo no tronco judaico-cristão temos referencias a arvores na gênesis com sua "arvore do conhecimento" e "arvore do bem e do mal".Algo do gênero sempre esta presente pelo mundo


Sei que estávamos falando ate a pouco especificamente de arvores físicas,mas eu não pirei falando da bíblia.Cultos religiosos,como os da jurema sagrada,não são pra estrutura física da arvore em si,mas ao que ela representa

Não se tinham druidas em volta de carvalhos por ser um local meramente magico por que sim.Os contos nórdicos sobre a "arvore do mundo" se repetem em mitologias bem diferentes.Os sacerdotes xinto usavam do ensino de arvores serem morada de deuses ou a estrada aos céus como sentido figurado pra algo maior

A jurema também não é só a arvore.Pegue os ensinos passados dentro das diversas tradições e se fala da energia da arvore,da ligação com falanges espirituais,egregora ligada a rituais,etc...


É possível se utilizar de toda a arvore jurema,sua raiz,casca,folhas e sementes,pra rituais,magias e remédios,como banhos,infusões,unguentos e bebidas

Esse fator de ser utilizada nos rituais e ser inteiro útil é comum e logico quando visto que foi escolhido pra ser o  principal elemento de culto sagrado.Basicamente,seria encontrar algo que não teria brecha pra dizer que não é top de linha no mundo vegetal pro culto

Nenhum comentário:

Postar um comentário