sábado, 7 de outubro de 2023

Herói: parte 3

Senti que tinha de continuar


Um herói é um farol ao povo,um símbolo a ser seguido.Inclusive,mesmo uma pessoa que é dita ser uma referencia deve tentar se desenvolver nesse ideal pra crescer


O que eu quero dizer tanto com "simbolos"?Bem,todos fazem associações de conceitos a coisas e situações,como ao falar de "perigo" temos o símbolo "escorpião","cobra","arma","beco escuro no meio da madrugada".Dizer que "Jesus" é um símbolo de "luz","elevação","amor","justiça",entre outros,mostra o quão incrível Ele é

Um símbolo nem sempre é algo universal,muitas vezes pode vir a ser a algo puramente pessoal,tendo ate psicólogos que analisam os pacientes por testes ligados a simbolos,como descobrir problemas paternos ao ligar abusos de autoridade do chefe ou problemas com autoridades durante toda a vida a maltratos do pai na infância


Me lembro que quando era pequeno era ansioso e minha mãe falava pra pensar em "pomba da paz" no meio de prova,entretanto,eu não tinha interesse e entendimento de religião na época.Esse não era um símbolo de paz pra mim,por isso não tinha efeito que ela desejava

Um dia eu disse que seria melhor pensar nas pedras magicas do livro que estava lendo por ter uma com poder de acalmar.Minha mãe me olhou com uma expressão que foi difícil pra mim interpretar,mas sabia que ela não gostou da minha sugestão nenhum pouco

O que fiz tem sentido,pois,pra mim um símbolo daqueles realmente não funcionaria.A magia moderna busca muito por símbolos modernos pro praticante chegar em resultados que a mente dele pode necessitar durante a pratica,como um liquidificador pra simbolizar "cortes" e "destruição"


Imaginemos uma criança que vê programas de televisão sobre crime,como jornal e Datena,essa criança com o tempo acaba com a noção de que os bandidos que são felizes,tem tudo e mandam geral.Um bandido pra essa criança será um símbolo de "sucesso na vida" e desejara ser como eles

Agora algo que aprendi conversando com professoras: essa criança não é hipotética.Existem crianças que vão pra escolinha vestida de bandido e procurando encrenca

Agora entendem a importância do bom exemplo,do "herói"?A criança acima não tem base de valores,não tem um bom direcional na vida

Um herói não é de modo algum uma coisa de cinema,livro e novela.É uma necessidade humana.É querer superar as dificuldades,inclusive desafios como aprender a ter paciência e calma.É desejar ser alguém melhor,desejar ser um modelo a todos,um "símbolo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário