segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Em defesa do humor

A cada dia está mais e mais fácil falar de espiritualidade com bom humor.Ficamos cada vez mais distantes da frieza que a igreja tinha na Idade Media,na qual se tinha Deus como algo distante e que nos maltratava mais do que educava


O bom humor eleva o espirito.Desculpem a expressão.As pessoas tem de ter alegria em sua caminhada,seja pra encarar as dificuldades com coragem ou ajudar a enxergar as coisas boas que a vida tem a oferecer


Com tantos tipos de pessoas por ai não dá pra chegar a eles todos do mesmo modo.A mensagem é a mesma,apenas foi adaptada a varias linguagem e gostos de pessoas que precisavam ouvi-la

Temos ótimos sacerdotes e palestrantes,gente que passa ensinos profundos de modo fácil e compreensível ao publico,muitos deles,inclusive,usam de bom humor pra passar as mensagens.Mas,vejam,não se trata de deboche ou desprezo por Deus e pela espiritualidade,se trata de falar do seu modo o ensino que o publico consegue entender


As pessoas tem os grandes sábios,como Jesus e Buda como sérios,sisudos e sem expressão facial.Estudiosos analisaram seus ensinos com um comparativo histórico e descobriram que muito do que era dito se tratava de um estilo de humor da época.Não acho que esses estudos estão errados.Um ser iluminado não tem por que ser infeliz,afinal é quem é,um ser que conquistou algo que dinheiro não consegue

Também não seria chamativo ou convencedor ser como as religiões pintam.Imagine uma pessoa infeliz doutrinando seria como dizer "ser infeliz deu certo pra mim.Ser iluminado é isso".As pessoas seguiam os Mestres justamente pela busca da felicidade,mas uma felicidade verdadeira,algo que parecia não poder ser "deste mundo"


Eu já falei em diversos posts antes a minha defesa quanto a ferramenta do bom humor,inclusive mostrando que os espíritos tem bom humor.Mas,eu não posso me furtar a falar do assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário