quinta-feira, 8 de junho de 2023

Dia de corpus christi

 

Por mais incrível que pareça eu não perdi de fazer um post sobre o dia que estamos


Hoje falaremos sobre corpus christi.Eu dei uma pesquisada no assunto pra pegar umas coisas interessantes


"Corpus christi" é latim,significa "corpo de Cristo".O nome da festa centrada na santa ceia é uma referencia a eucaristia,o momento da divisão do pão em que Jesus diz "comam,pois este é meu corpo"

Lembremos que não se tratava de literalidade e que ninguém pregava canibalismo.Desculpem,eu não pude resistir


Por ser uma homenagem a santa ceia a festa é realizada nas quintas-feiras como aconteceu na "quinta-feira santa".Lembrando que entre Jesus morrer crucificado na sexta levou 1 dia de julgamento,tortura e humilhação publica

A quinta-feira em que se comemora é logo após o domingo em que se comemora a festa da santíssima trindade e 3 dias antes da pascoa


A festa se iniciou em 1264,mas a tradição da procissão que passa sob enfeites tapetes nas ruas surgiu bem depois,em Portugal,e veio mais tarde para o Brasil


A comemoração feita em cada cidade pode mudar,como o tipo de materiais usados nas artes ou nem faze-las,fazer obras de caridade antes,durante ou depois da festa ou realizar apenas a procissão


Eu gosto de festivais,de mensagens dadas com alegrias,de unir o povo sem a confusão que costuma rolar nos festivais brasileiros,mostrar que religião não precisa ser aquele negocio austero e sisudo.A alegria da vida e lembrar que existem mensagens a serem aprendidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário