sábado, 10 de junho de 2023

Santa ceia

Eu fiz um post sobre o "corpus christi" outro dia e senti que deveria aprofundar.Irei falar da santa ceia


Vamos começar pela imagem que todos temos ao falar da santa ceia que é todo mundo no mesmo lado da mesa

Essa imagem que temos é por conta de obras de arte antifas,nelas eram pintadas pessoas que estavam de acordo com algo ou alguém de um mesmo lado,mas foi a versão de Leonardo Da'Vince que veio ao mundo moderno,tanto em termos artísticos como no simbolismo,afinal Judas costumava ser pintado do lado oposto da mesa e na de Leonardo ate o pecador era um precioso aliado na causa


Existem muitas passagens da vida de Jesus chegando a nós nos dias atuais,que apesar de sabermos que é uma fração mínima do que realmente aconteceu após muito se perder,são grandes lições a se analisar por uma vida toda

A passagem da santa ceia nos mostra um grupo composto por um Mestre e seus discípulos diretos.Aquela seria a ultima reunião em corpo físico que fariam,após ela Jesus viria em materialização

Durante a santa ceia aconteceu o anuncio de que aquela seria a ultima refeição que fariam na carne e que outra apenas no espiritual.Tem quem defenda a interpretação de Ele quis dizer que se reuniriam em outra encarnação,mas o principal não muda,a promessa de reencontro e da imortalidade da alma,mesmo com o martírio do Mestre a frente


Temos o simbolismo de dividir o pão e o vinho,que foi repassado nos rituais da igreja católica,Assim como se dividissem o destino da causa cristã entre todos ao mesmo tempo se uniam em uma mesma refeição

Inclusive Jesus já tinham feito em varias passagens do evangelho comparações de ensinos com comida e bebida que saciava mais do que qualquer alimento terreno


Jesus avisou que iria morrer logo,e que tanto seria abandonado e iria sozinho ao seu destino como que Pedro,que estava revoltado com a revelação anterior,iria se acovardar 3 vezes.Assim ensinando,respectivamente,a seguirem sozinhos em suas decisões e os guiando a uma vida no esforço no bem pelo arrependimento no coração

Ele morreria como um testemunho de algo além do terreno,de algo além da força,fama,poder e dominação passageiros,coisas que são perseguidas ate hoje


Disse que alguém iria trai-lo e que deveria faze-lo.Sendo que as escrituras já anunciavam o feito e muitos nos dias de hoje ate mesmo defendem que Judas encarnou em missão pra isso

Eu vejo desde pequeno como essa coragem de fazer o que veio pra ser feito contradiz em muito com passagens de Jesus rezando pra ser salvo e perguntando na cruz o por que de acontecer


A santa ceia se tratava de um grande preparo que Jesus dava para o que estava por vir em seguida.Foi o ultimo preparo após muito tempo e avisos que dava aos apóstolos.Tudo que aconteceu e tudo que era dito era com uma finalidade maior

Existem poucas passagens dentro e fora do evangelho que são tão belas e ricas em simbolismos e ensinamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário